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Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 10900 m²
- Ano: 2018
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Fabricantes: Kiefer, Schöck
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dez anos depois de inaugurar a reforma do Neues Museum em Berlim, David Chipperfield acaba de concluir mais uma significativa obra de arquitetura contemporânea na capital alemã. Implantado na histórica museumsinsel, ou ilha dos museus, o James-Simon-Galerie é um projeto de ampliação do fórum Friedrich August Stüler e servirá como a nova porta de entrada para o mais importante distrito cultural de Berlim, completando o monumental conjunto de museus que ocupa toda a parte norte da Speeinsel, do canal Kupfergraben até o Neues Museu - reinaugurado por Chipperfield em 2009. Juntamente com o 'Passeio Arqueológico', o conjunto monumental dos museus constitui a espinha dorsal do plano diretor da Museumsinsel, desenvolvido em 1999, ano que Chipperfield vencer o concurso para o Neues Museum. O novo edifício inaugurado pelo arquiteto inglês vencedor do Prêmio Stirling de 2007, está implantado em uma estreita faixa de terra anteriormente ocupada pelo edifício administrativo da 'Neuer Packhof', projetado por de Karl Friedrich Schinkel e demolido em 1938.
Como o mais novo edifício da Ilha dos Museus de Berlim, a James-Simon-Galerie desempenhará um papel significativo no contexto cultural da capital, ampliando significativamente o número de visitantes na Museumsinsel além de modernizar o conjunto do Fórum Friedrich August Stüler. Recuperando um importante espaço da ilha dos museus, por muito tempo desconectado do restante dos edifícios, a James-Simon-Galerie reconstrói importantes relações espaciais entre a Lustgarten, a Schlossbrücke (ponte do palácio) e o canal de Kupfergraben. Além disso, a nova Galeria projetada por Chipperfield se conecta diretamente com o Museu Pergamon no primeiro pavimento enquanto que uma passagem no subsolo permitirá os visitantes acessarem o Neues Museum, o Altes Museum e o Bode Museu.
O volume central do edifício foi recuado em relação à rua para preservar as vistas para o interior da Ilha dos Museus, mantendo toda a fachada oeste do Neues Museum visível a partir da Ponte do Castelo. O platô onde o edifício se apoia reforça as linhas esculpidas pela margem do canal de Kupfergraben, enquanto que a série de colunas procuram construir um diálogo entre a arquitetura clássica e contemporânea. Acima do platô encontra-se uma praça pública que estará aberta aos visitantes também fora do horário de funcionamento do museu, ampliando o domínio público da Museumsinsel. Os esbeltos pilares se materializam como um leitmotiv, apropriados do famoso esboço do Rei Friedrich Wilhelm IV para o seu edifício nunca construído chamado de 'acrópole cultural'. Elas funcionam como uma continuidade das colunatas de Stüler, fazendo a transição entre o edifício neo-clássico e o contemporâneo além de criar um pátio coberto entre o Neues Museu e o novo edifício de Chipperfield.
Três generosos lances de escadas, situados entre a praça de acesso elevada e o pátio coberto, convidam os visitantes a entrar no edifício. Acima, os visitantes chegam até um generoso hall de entrada, onde encontram-se os balcões de informações e as bilheterias com acesso direto ao nível do principal salão de exposições do Museu Pergamon. No monumental hall de acesso também encontra-se uma cafeteria, a qual se abre para um grande terraço aberto que acompanha toda a extensão do canal Kupfergraben. No mezanino do hall de entrada os visitantes podem acessar a loja do museu, os banheiros e depósitos de bagagens e casacos, enquanto que no subsolo encontram-se as salas para exposições temporárias e um auditório.
Formalmente, a linguagem arquitetônica adotada por Chipperfield se apropria de elementos existentes na Ilha dos Museus, principalmente de seus edifícios vizinhos assim como da própria topografia construída e escadas externas, fazendo referência a arquitetura de Schinkel, Stüler e outros arquitetos que ao longo dos séculos deram foram a Ilha dos Museus. A materialidade do edifício, construído em finas placas de pedra natural combina com a rica paleta de materiais da Ilha dos Museus, como o calcário e o arenito, enquanto o concreto aparente define a atmosfera dos espaços internos do edifício.
O novo edifício de acesso à ilha dos museus recebeu o nome de um dos mais ilustres patronos da cidade de Berlim, James Simon, quem fez importantes doações que hoje fazem parte das maiores coleções de arte dos Museus Estatais de Berlim.